top of page

Showcooking de Maria Caldeira de Sousa em Foz Côa


Showcooking Fôz Coa

Após o sucesso do evento no Mercado de São Miguel da Guarda, a Chef Maria Caldeira de Sousa marcou presença num showcooking no Mercado Municipal de Foz Côa e fez as delícias de quem por lá passou.

A organização foi novamente do NERGA em parceria com a Câmara Municipal de Foz Côa e teve o apoio da Traçoinox.

Para além do apoio logístico o Municipio de Foz Côa esteve representado pelo Ex.mo Senhor Vice Presidente do Município de Foz Côa, Eng.º Pedro Duarte e pela Ex.ma Senhora Vereadora do Município de Foz Côa, Dr.ª Ana Filipe; o NERGA esteve representado pela Técnica de Apoio Empresarial no Concelho de Foz Côa, Dr.ª Cecília Amaro e a Traçoinox esteve representado pelo nosso gerente o Sr. Vitor Almeida.


Menu "Cousas de Comer" em Foz Côa

Migas de Xisto e Espetada de Javali


A Chef Maria Caldeira de Sousa inspirou-se na região e preparou 1 menu delicioso para este evento. As migas, uma iguaria tradicional, foram preparadas com maestria em que se destacava a mistura de sabores do pão com a alheira e a banha de porco tendo 1 toque de frescura dado pelas ervas aromáticas como o poejo seco, o coentro e o manjericão fresco; foram acompanhadas por espetadas de javali, que encantaram os presentes pelo seu sabor robusto e textura suculenta. A carne de javali foi temperada no dia anterior com várias ervas aromáticas das quais destacamos a segurelha, e o sabor foi ainda reforçado com o toucinho o chouriço caseiro.


Sobremesa ex-libris

Para a sobremesa, a Chef Maria Caldeira Sousa deu destaque ao fruto seco ex-libris da região, a Amêndoa, elaborando um delicioso creme em que o sabor característico da amêndoa fez casamento perfeito com a aguardante de mel, o zimbro e o cardamomo, encerrando a refeição com uma nota doce e crocante.


Equipamentos utilizados


Mais uma vez os nossos utensílios e equipamentos foram uma grande ajuda na confeção do menu. A nossa versátil bancada de showcooking foi o ponto central do evento, a cortadora multifunções da Robot-Coupe R301 foi essencial para que a batata frita tivesse o corte perfeito, para além das facas e os tachos da Arcos.



Estes eventos de showcooking têm como objetivo destacar a rica gastronomia do distrito da Guarda e a excelência dos produtos de cada região, mostrando a importância das parcerias estabelecidas entre NERGA e os Municípios tendo como parceiro estratégico a Traçoinox.


Agradecemos a todos os envolvidos por tornarem estes eventos memoráveis e já estamos ansiosos pelos próximos encontros culinários.



46 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page